NOVOS ARES NA CEDAE

A APS tem acompanhado com bastante otimismo o processo de mudanças na CEDAE, ocorrido recentemente. Estávamos enfrentando um momento terrível em que nossa imagem institucional foi profundamente atacada, terrivelmente ferida.
A sociedade do Rio de janeiro sabe que a Cedae produz água de excelente qualidade, referendada pela OMS – Organização Mundial de Saúde, exatamente por contar com quadros profissionais de altíssimo nível. Um conjunto de demissões inexplicáveis, no entanto, prejudicou profundamente nosso sistema de qualidade e ficamos expostos ao discurso fácil daqueles que defendem a privatização de tudo o que é público.
A crise que vivemos, por outro lado, pode nos dar a chance de aprender a caminhar nesses tempos tortuosos. Como resposta à crise, mudanças fundamentais ocorreram e a CEDAE respira novos ares.
O novo Presidente, Renato Lima do Espírito Santo, é um quadro de carreira da Cia, técnico competente e com larga experiência no campo do saneamento. Cremos ser tarefa de todos nós, profissionais de saneamento, nesse momento histórico, apostar todas as fichas no apoio à recuperação técnica e institucional da CEDAE.
Teremos que ter a capacidade, inclusive, de separar os processos vigentes com tranquilidade.
Toda a discussão em torno da privatização reside no campo governamental e qualquer gestão política contrária deve se dar nesse sentido, buscando o diálogo e atuando, legitimamente, com o intuito de evitar a entrega da CEDAE ou pelo menos minimizar os danos o máximo possível.
Por outro lado, caberá a todos colaborar no que for possível com a nova direção para que a credibilidade da CEDAE junto à sociedade seja retomada.
Consideramos que associações, sindicatos e demais entidades representativas dos cedaeanos devam estar unidas e dispostas ao diálogo, ao distensionamento das relações institucionais e engajadas na luta pelo nosso resgate institucional.

Vicente Portella
Presidente da APS


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *