[OPINIÃO] VAMOS LUTAR PELA PRIVATIZAÇÃO DA GLOBO?

A Globo, coitada, está entrando em desespero. Ela quer a privatização da Cedae de qualquer maneira, pois trata-se de um negócio de bilhões. Ela quer tanto a privatização da Cedae que anda botando seus repórteres para passar vexame.

Dia desses o garoto que apresenta o RJ TV reclamou, categoricamente, no ar, da liminar concedida pela justiça federal cancelando o leilão dos bancos. “Toda hora tem liminar”.

Agora a Globo deu para, todos os dias, indexar a privatização da Cedae ao pagamento dos servidores. Mentira. Engodo. Farsa. A Globo sabe que não é verdade. Dois bilhões e novecentos mil pagam uma folha de pagamento. Mais nada. E depois de vender a Cedae, o Estado vai viver de quê?

A Globo a gente sabe do que vai viver, caso essa insanidade ocorra: dos milhões e milhões de dólares produzidos em falcatruas, roubalheiras e maracutaias pelos Temers e Moreiras da vida. Vai viver de corrupção, como sempre viveu e continua vivendo. Vai viver de vender um mundo cor de rosa para o povo enquanto seus sócios saqueiam o erário público.

Felizmente o cidadão comum sabe que a Globo mente todos os dias. Para ela, mentir é praticamente uma profissão. Aliás, profissão muito bem paga.

Só do governo federal, da União, a Globo recebe quase 1 bilhão por ano em publicidade. Fora Caixa, Banco do Brasil, Furnas, Eletrobrás etc.

Dos governos estaduais, inclusive Rio de janeiro, a Globo recebe outra fortuna, tudo a título de verba publicitária, e das prefeituras das capitais outros tantos milhões. Tudo dinheiro público.

Na prática, só os recursos públicos destinados à Globo todos os anos – jornais, revistas, TVs e rádios – já tiraria o Rio de Janeiro da Crise.

O melhor que poderíamos fazer para salvar o Rio de Janeiro, colocando salários de servidores e pagamento de fornecedores em dia, seria privatizar a Globo. Sobraria inclusive dinheiro para investimentos em educação, saúde, habitação e mais todas as demandas da sociedade.

Basta para tanto que a Rede Globo deixe de ser sustentada pelo dinheiro público a custa de muita extorsão e mesquinharia.

A Globo suga, todos os dias, uma parcela considerável do orçamento público brasileiro: União, estados, capitais e mais alguns municípios. Por isso é bom compreender que quando seus estafetas falam em equilíbrio de contas públicas, moralidade, corrupção etc, é tudo cascata. A Globo quando fala em ladroagem está falando dela própria. Se a Globo realmente tivesse algum compromisso com o setor público não o dilapidaria tanto.

Privatização da Globo! Agora! Já!

Vicente Portella